Deskgraphics

Fluxo de trabalho BIM: saiba como ele pode otimizar seus resultados

 

fluxo de trabalho BIM

Saiba no que consiste o fluxo de trabalho BIM e como ele pode beneficiar os seus projetos e otimizar seus resultados.

 

Obter os melhores resultados e poder apresentar ao cliente um projeto satisfatório é o que todo profissional almeja. Afinal, são nessas etapas que você vai ganhando a confiança do cliente e consegue mostrar que está antenado na evolução dos processos e mantém um bom fluxo de trabalho através de ferramentas específicas e qualificadas, como o BIM.

Os processos BIM (Building Information Modeling) são grandes aliados dos profissionais da indústria da arquitetura, engenharia, construção e operação. Isso porque, através do BIM, é possível conceber projetos com menos retrabalho e desperdício, otimizando, assim, os custos do processo pré-construção – estudo de viabilidades, projetos básicos, projetos executivos e planejamento da obra – construção, gerenciamento da obra, fiscalização, operação e manutenção ou de todo o ciclo da construção.

Ainda não sabe muito bem do que se trata o BIM? Acompanhe o texto que nós vamos te explicar tudo sobre ele.

O que é BIM?

BIM: Acrônimo de Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção no Brasil, é reconhecido como “uma metodologia de interação dinâmica de políticas, processos e tecnologias que envolvem todos os passos do ciclo de vida da construção” e, por isso, tem conceito disruptivo da tecnologia CAD. Esta inovação tem a capacidade de alterar significativamente os processos dos entes públicos e privados que demandam com qualidade e economicidade desses processos. BIM é muito mais que um modelo de projetos 3D dito inteligente. Tal conceito permite uma visão ampla da edificação da construção ou da infraestrutura, sobrepondo projetos, integrando todas as etapas e disciplinas do empreendimento com foco no retorno do investimento.

O BIM, traduzido para o português, significa Modelagem de Informação da Construção. É o nome de um processo que começa com a criação de um modelo 3D inteligente. Ele permite ações de gerenciamento da documentação, coordenação e simulação em todo o ciclo de vida do projeto, desde o planejamento, projeto e construção, até a operação e manutenção.

Para que serve?

O BIM é usado para projetar e documentar projetos de edificações e infraestrutura. Todos os detalhes de uma construção são modelados em BIM. Esse modelo pode ser usado para análise, explorar as opções de projeto de construção e criar visualizações que ajudem os envolvidos a entenderem antecipadamente como ficarão as edificações construídas, assim como os possíveis erros e riscos durante o processo da construção. Resumindo, BIM possui diversos benefícios durante todo o ciclo de vida do processo construtivo, basta saber no seu negócio, o que o BIM pode te oferecer.

Como funciona o fluxo de trabalho BIM?

  • Planejamento: na fase de planejamento do projeto, os dados coletados em campo são explorados para desenvolver modelos diferentes, buscando o máximo de eficiência, o melhor estudo de viabilidades e uma análise de custos do negócio;
  • Projeto: durante a fase de projeto são realizados os projetos em BIM, permitindo as análise de dinâmicas de normas, quantitativos, compatibilização. O BIM permite a geração da documentação e de detalhamentos automática, dando continuidade ao processo de pré-construção, entendendo prazos e a logística;
  • Construção: durante esta fase, a logística de construção do projeto é compartilhada com os integrantes do mesmo, descentralizando e garantindo o melhor momento e eficiência na tomada de decisões com foco na produtividade e no retorno do investimento;
  • Operação: nesta fase, os dados BIM podem ser utilizados na operação e manutenção do empreendimento. Além disso, podem ser utilizados também no futuro para uma reforma econômica ou uma desconstrução eficiente.

Em suma, o fluxo de trabalho BIM é ideal para otimizar seus resultados, uma vez que oferece um suporte único à criação de dados inteligentes. O melhor de tudo é que esses dados podem ser usados em todo o ciclo de vida de um projeto de edificações ou infraestrutura.

Entre em contato com a Deskgraphics e saiba mais sobre a consultoria BIM que oferecemos.

Deixe uma resposta