Deskgraphics
0 Entrar
  • Sobre
  • Produtos
  • Serviços / BIM
  • Todos os Treinamentos
    • Treinamentos Presenciais
    • Treinamentos EAD
    • Treinamentos Online Ao Vivo
  • DESKHUB
  • Blog
  • Contato
ARQUITETURA, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO
Coleção Architeture, Engineering & Construction Collection

Quando mentes brilhantes têm acesso a ótimas ferramentas, elas podem realizar ações grandiosas.

  • Revit
  • AutoCAD
  • Autodesk Forma
  • Insight
  • Autodesk Docs
  • Navisworks Manage
PROJETO E MANUFATURA DE PRODUTOS
Coleção Product Design & Manufacturing Collection

Resolva problemas desafiadores de forma eficaz, com o conjunto definitivo de aplicativos de engenharia.

  • Inventor
  • AutoCAD
  • Fusion
Mídia e Entretenimento
Coleção Media & Entertainment Collection

Dê vida a personagens e cenas espetaculares para cinema, TV e jogos.

  • Maya
  • 3ds Max
Home / Blog / BIM / Quais são os pilares do BIM que reduzem erros nos projetos?
13 de maio de 2024

Quais são os pilares do BIM que reduzem erros nos projetos?

Até 2025, serão perdidos R$ 59 bilhões no setor da construção civil devido a problemas com burocracia e processos ineficientes. É isso que mostra o estudo realizado pela Deloitte a pedido da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). É claro que alguns documentos obrigatórios e a complexidade tributária impactam aqui. No entanto, sem dúvidas, a falta de transparência, de precisão e de colaboração nos fluxos de trabalho são igualmente preocupantes. Felizmente, os pilares do BIM, já disseminados em grande parte do país, são uma solução ágil e assertiva.

Seja para quem deseja investir em licitações e trabalhar em obras públicas, como hospitais, aeroportos e rodovias. Ou, até mesmo, para aqueles que preferem focar em prédios residenciais e comerciais, em iniciativas privadas.

A verdade é que a Modelagem da Informação da Construção é o caminho para reduzir os erros no projeto, porém não só isso. Com ela, você consegue escalar a atuação do seu escritório sem perder eficiência e sem falhas de comunicação. Quer saber mais? Leia o conteúdo abaixo!

Veja no blog: Implementando BIM em 2024: o que é essencial?

Conheça os 3 principais pilares do BIM

Quem trabalha como gestor sabe: existe uma série de itens que precisam estar alinhados para uma equipe funcionar perfeitamente. Os funcionários precisam entender o motivo do trabalho e se manter engajados. Os fluxos necessitam ser ágeis e sem travas. As inovações não podem ser esquecidas: elas devem chegar enquanto forma de facilitar o trabalho.

É dessa premissa que nasce os 3 principais pilares do BIM: pessoas, processos e tecnologia. Eles são fundamentais não apenas para a implementação das soluções, mas também para que elas funcionem no dia a dia. Afinal, de nada adianta adquirir softwares de alto nível, como o Revit, sem profissionais capacitados ou com procedimentos que atrasam as entregas. Ou seja: um pilar depende do outro a fim de que o resultado final seja atingido conforme as expectativas.

A seguir, apresentaremos em detalhes cada um deles. Confira!

1. Pessoas

Nenhuma empresa funciona sem o recurso humano. As inteligências artificiais fazem parte para acelerar processos e entregar dados, porém são as pessoas que criam as estratégias e estão à frente dos resultados.

Por isso, não há implementação do BIM sem que sua equipe esteja alinhada, motivada e capacitada para tal. É necessário deixar claro as razões da mudança de tecnologia, uma vez que alterações sempre causam desconforto.

Mostre como a equipe ganhará tempo e eficiência com os novos softwares. Igualmente, de que modo diminuirá as horas de trabalho e os erros que causam dor de cabeça. É sua responsabilidade engajar os colaboradores no projeto para superar os desafios.

Contudo, atenção: eles precisarão de capacitação para cumprir os objetivos. Por mais que as ferramentas sejam intuitivas, essas serão completamente novas. Para que não haja impedimentos na atuação e sejam utilizados 100% dos recursos, é essencial treinamentos específicos.

Inclusive, a falta de mão de obra qualificada é um dos grandes problemas apontados pela pesquisa da Fiesp. Aqui, deve-se esforçar para encontrar bons profissionais, bem como partir da empresa o investimento em pessoas que trarão retorno para o negócio.

A Deskgraphics, melhor parceira com selo gold da Autodesk, é pioneira no desenvolvimento de cursos para a construção civil. Se quiser saber como ganhar um curso de AEC Collection, clique aqui.

2. Processos

Mesmo com as melhores tecnologias e especialistas no mercado, uma corporação pode fechar as portas por processos ineficientes. E não é à toa: além de atrasar as entregas, eles abrem bastante espaço para que erros passem despercebidos.

Veja alguns dados para ter uma ideia dos reflexos negativos que eles podem causar. A construção de um prédio residencial padrão deveria levar em torno de 12 meses. No Brasil, dura mais de 2 anos. Em obras de rodovia, o cenário é ainda pior, pois o tempo de execução é 4 vezes maior do que o ideal. Se você vive nesse dia a dia, já conhece as consequências: prejuízos, insatisfação do cliente e falta de confiança do mercado na sua empresa.

Portanto, não é sem motivos que os processos são um dos pilares do BIM. Para usufruir dessa metodologia com eficácia, é fundamental rever os fluxos internos de trabalho e eliminar os obstáculos.

Uma maneira interessante de dar esse primeiro passo é contar com um BIM Manager ou com NUGBIM, dependendo do tamanho da companhia. Basicamente, são indivíduos que se tornarão responsáveis pela implementação e pelo acompanhamento de resultados com as soluções BIM.

3. Tecnologia

Por fim, é essencial contar com as ferramentas BIM mais atualizadas do mercado, que cumprem as necessidades atuais. E, claro, ter em mãos máquinas que correspondem assertivamente a elas.

A definição de quais soluções seu escritório vai utilizar dependerá do objetivo e da área de atuação. No geral, o Revit, citado neste texto, é um dos mais procurados. Afinal, há como projetar qualquer tipo de edificação com ele.

Encontre as soluções da Autodesk para AEC na Deskgraphics - Solicitar uma proposta personalizada

Entretanto, é interessante não deixar de lado outros produtos que ajudarão em todo o ciclo de vida da construção. Infraworks, Navisworks, Construction Cloud e Civil 3D são alguns deles.

Para tirar dúvidas e saber quais se encaixam na sua realidade, entre em contato com a Deskgraphics. Nossa equipe lhe atenderá com todo cuidado e agilidade!

Saiba como os pilares do BIM ajudam a reduzir os erros na construção civil

Comunicação desalinhada, perda de dados, falta de previsão de custos e quantitativos são alguns dos grandes erros que prejudicam os resultados nas edificações. E eles não são exclusivos das grandes empresas: os pequenos e médios negócios retardam seu crescimento ao ficarem expostos a esse tipo de situação.

Felizmente, os pilares do BIM não foram criados sem propósito. Cada um dos 3 citados no tópico anterior possibilita uma série de recursos que eliminam as falhas e garantem os lucros. Abaixo, mostraremos em detalhes aqueles que mais impactam no seu dia a dia. Entenda!

Modelagem Paramétrica

Quantas vezes uma pequena alteração no projeto gerou um grande erro, com prejuízo, em uma obra que você estava trabalhando? A modelagem paramétrica chega com intuito de evitar esses problemas.

Ao construir uma parede e um piso, por exemplo, e ter que mudar a altura de um deles, o outro se adapta automaticamente à aquela alteração. Tudo isso porque com os pilares do BIM, os objetos têm representações digitais inteligentes com informação atribuída a elas.

Logo, é como se compreendesse o que são, suas características e seu objetivo naquele projeto. Permitindo, assim, que conversem entre si e se ajustem ao que for obrigatório.

Integração entre equipes

A integração entre as equipes é um dos principais pontos da Modelagem da Informação da Construção. Isso visto que todos os profissionais trabalham em um mesmo modelo federado, em 3 dimensões.

Consequentemente, fica fácil manter uma comunicação alinhada e ter interação confiável entre as dezenas de disciplinas do projeto. Desde o design e a arquitetura até a estrutura e o canteiro de obras, já que os operadores podem acompanhar o projeto na tela simultaneamente.

O gestor também ganha neste ponto, pois pode acelerar seu fluxo de trabalho usando aprovações automáticas. Tudo isso, é claro, com pré-requisitos definidos para garantir a assertividade.

Interoperabilidade

Da mesma maneira que os pilares do BIM permitem a integração entre as pessoas, também há entre os softwares. Logo, você pode integrar com diferentes soluções para trocar dados importantes ou potencializar o trabalho. O projetista pode, por exemplo, compartilhar seu modelo desenvolvido no Revit, com o engenheiro que usa o Civil 3D.

Quantitativo de Insumos

Um dos principais vilões da falta de lucro na construção civil é o quantitativo de insumos realizado de forma equivocada. Isso porque os custos podem facilmente sair fora do orçamento. E pior: os operadores da obra podem ficar sem materiais para trabalhar.

Todavia, quem atua com os pilares do BIM não sofre nesses cenários. Dentro das próprias ferramentas, há uma lista que é preenchida automaticamente com os materiais e as quantidades necessárias.

Isso significa nunca mais precisar fazer os cálculos manualmente, perdendo horas preciosas de trabalho e dando muitas chances para os erros. Aqui, basta o profissional adicionar os objetos que a lista é preenchida “sozinha”.

Checagem de interferências e viabilidade

Grave o nome dessas duas soluções: Infraworks e Navisworks. As duas, em diferentes momentos do ciclo de vida da construção, garantem que seu projeto não sairá das telas com interferências ou falta de viabilidade. 

Logo no início, o Infraworks é usado para conferir se a proposta desenhada fará sentido no local onde será executada. Para isso, verifica-se sua viabilidade em uma perspectiva bastante ampla. Assim, antes mesmo de dar continuidade e perder tempo de trabalho, você pode escolher os melhores caminhos, baseando-se em dados.

Depois, o Navisworks chega para garantir que não existe nenhuma falha no projeto. Com ele, você coordena e detecta interferências rapidamente, em qualquer etapa da edificação. É possível, inclusive, notificar os responsáveis para corrigir o problema.

Para finalizar, que tal se aprofundar em conteúdos que auxiliam nas entregas antes do prazo? Veja em nosso blog!

Promoção AEC Collection
Compartilhe este artigo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS
  • BIM
  • Autodesk
  • Arquitetura
  • Engenharia e Construção Civil
  • Eventos
Inscreva-se na nossa newsletter e acompanhe as novidades

    Deskgraphics Acompanhe nas redes
    Institucional
    • Sobre
    • Blog
    • Contato
    Produtos
    • Revit LT
    • Civil 3D
    • AutoCAD
    • 3ds Max
    Soluções
    • Serviços / BIM
    • DESKHUB
    • Treinamentos
    Contato (21) 3570-2510 contato@deskgraphics.com.br

    Atendimento
    Funcionamos de segunda-feira a
    sexta-feira das 8h às 17h.

    Deskgraphics 2025 Todos os direitos reservados. Politica de Privacidade
    Deskgraphics
    close
    Entrar
    • Sobre
    • Produtos
    • Serviços / BIM
    • Todos os Treinamentos
      • Treinamentos Presenciais
      • Treinamentos EAD
      • Treinamentos Online Ao Vivo
    • DESKHUB
    • Blog
    • Contato